De acordo com algumas estatísticas disponíveis no site da Administração do Porto de Lisboa, Portugal encontra-se bem posicionado no Ranking dos Portos em 2009. Com o crescimento que se tem sentido neste sector e com o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, Portugal tem boas probabilidades de subir nestes rankings.

Os rankings têm por base o número de passageiros que atracam nos portos identificados.
A nível nacional o porto de Lisboa (Alcântara e Santa Apolónia) encontra-se em 2º lugar sendo Funchal o porto principal. Leixões e Portimão, com actividade muito recente, situam-se na 4ª e 5ª posição.
No ranking da Península Ibéria Barcelona é o porto com mais passageiros, situando-se em 6º e 7º lugar os portos de Funchal e Lisboa.

No ranking dos portos Europeus, o porto de Barcelona também lidera sendo que o porto de Funchal e Lisboa ocupam a 27ª e 30ª posição.

A posição de Portugal sobe no ranking dos portos do Norte da Europa situando-se na 4ª posição o porto de Lisboa, sendo a 1ª posição para Southempton (Ilhas Britânicas).
Já a nível mundial, Portugal situa-se na 61ª e 65ª posição com os portos de Funchal e Lisboa, respectivamente, sendo a 1ª posição para Miami (Caraíbas) e a 5ª posição para Barcelona, na nossa vizinha Espanha.

Como vemos, ainda há muito a fazer para que Portugal seja um destino de eleição dos passageiros europeus. A expectativa está no novo Terminal de Cruzeiros previsto para 2013!